ATENDIMENTO
47 3348-1385
RESULTADOS ONLINE A PARTIR DE 17/07/18

Dúvidas frequêntes

O uso de medicamentos pode interferir em exames laboratoriais?

Sim. Portanto, qualquer medicamento que o paciente esteja tomando deve ser informado no momento da realização do exame. Caberá somente ao médico do paciente orientá-lo quanto à possibilidade de suspender ou não a medicação para a realização do exame. Caso nenhuma orientação seja dada, deve-se continuar tomando regularmente os medicamentos.

Exame de sangue deve ser sempre em jejum?

Nem todos. Depende do exame a ser realizado, por isso sempre busque informação e qualquer dúvida entre em contato ou venha com a requisição médica pessoalmente em nosso laboratório.

A água quebra o estado de jejum?

Não, mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina e mesmo em alguns exames de sangue.

Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim, especialmente o de triglicérides, frações do colesterol e vitamina E. O ideal é antes de fazer o exame permanecer 48 horas sem ingerir bebidas alcoólicas.

Pode-se fumar antes de fazer um exame?

Não se deve fumar antes da realização dos exames, principalmente nos análises glicêmicas.

A ingestão de vitaminas pode interferir nos exames?

Sim, especialmente nas dosagens de vitaminas C e E para alguns exames. Consulte seu médico e informe os medicamentos antes da realização dos exames.

Menstruação interfere nos exames?

Sim, no exame de urina, por exemplo. Por isso, o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Caso seja urgente, a urina pode ser colhida sem problemas, adotando-se cuidados de antisepsia na hora do exame e avisando na hora da realização do exame que a paciente se encontra em período menstrual.

Por que se recomenda que os exames de hormônios sejam realizados conforme o ciclo menstrual?

Não são todos, apenas aqueles que sofrem variação conforme o dia do ciclo, tais como LH, FSH, estradiol e progesterona.

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame de urina?

Para diagnóstico de infecção urinária, solicita-se desprezar o primeiro jato de urina, uma vez que este pode conter células, microrganismos e/ou secreções que podem estar presentes na uretra e interferir nos resultados.

No exame de urina, tem que ser colhida a “primeira urina da manhã”?

Somente se o médico solicitar, caso isso não acontecer, poderá ser colhida as próximas urinas, sendo necessário permanecer de 2 a 5 horas sem urinar.

A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?

Sim, principalmente no exame de triglicérides. Em caso de dúvida, peça orientação ao laboratório ou para seu médico antes de fazer o exame.

O uso de bebidas alcoólicas pode interferir na pesquisa de sangue oculto nas fezes?

Sim. O álcool é um irritante gástrico e sua ingestão em grande quantidade pode provocar sangramento no estômago. Sendo assim, seu uso é desaconselhável para a pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Por que quando se tira sangue, às vezes o local fica roxo?

A formação de hematoma é a complicação mais comum da venopunção. O hematoma origina-se do extravasamento do sangue para o tecido sob a pele, durante ou após a punção, sendo visualizado na forma de uma protuberância. A dor é o sintoma de maior desconforto ao paciente, e eventualmente, pode ocorrer a compressão de algum ramo nervoso. Caso a formação do hematoma seja identificada durante a punção, deve-se retirar imediatamente o torniquete e a agulha. É necessária uma compressão local durante pelo menos dois minutos. O uso de compressas frias pode auxiliar na atenuação da dor local. O procedimento de dobrar o braço após a retirada da agulha e/ou carregar objetos relativamente pesados logo após a coleta, contribuem para a formação do hematoma mesmo após uma coleta de sangue bem sucedida.

A ingestão de café é permitida antes da coleta?

Não. A cafeína pode induzir a liberação de adrenalina, que estimula pequena elevação da glicose no sangue.

Para colher fezes, a pessoa precisa estar em jejum?

Não, recomenda-se a coleta em casa, em frasco apropriado que pode ser obtido no laboratório ou em farmácias, sem contaminação com urina.

Para alguns exames meu médico diz que não é preciso jejum e pelas instruções do laboratório o jejum é necessário. Qual orientação a seguir?

Habitualmente, é recomendado um período de jejum para a coleta de sangue para exames laboratoriais. Após as refeições, a circulação de certos elementos provenientes da alimentação (lipemia) pode interferir em algumas metodologias laboratoriais e prejudicar a realização do exame. Para evitar-se as interferências da dieta, o período de jejum para a coleta de exames laboratoriais de rotina, geralmente, é de 8 horas, podendo ser reduzido a 4 horas para a maioria dos exames. Porém, em situações de urgência, o médico pode solicitar a realização do exame sem o jejum.

Como deve ser a alimentação para os resultados dos exames serem confiáveis?

Para alguns exames pode ser sugerida uma dieta especial, mas para a maioria deles o indivíduo não deve alterar sua rotina alimentar, ou seja, deve manter a dieta habitual, a menos que haja orientação médica para isso, e deve-se respeitar o período de jejum recomendado para os exames que irá realizar.

O que é dieta habitual?

É alimentar-se conforme seus hábitos do dia-a-dia, sem modificações.

A alimentação interfere nos resultados de exames?

Habitualmente, é recomendado um período de jejum para a coleta de sangue para exames laboratoriais. Após as refeições, a circulação de certos elementos provenientes da alimentação (lipemia) pode interferir em algumas metodologias laboratoriais e prejudicar a realização do exame. Além disso, os hábitos alimentares aos quais o indivíduo está submetido, mesmo respeitado o período regulamentar de jejum, pode interferir na concentração de alguns componentes, sendo exemplo bem conhecido o triglicérides que apresenta variações importantes conforme a qualidade da dieta

Amostra de urina para exame laboratorial pode ser colhida em casa?

Idealmente os exames de urina deveriam ser colhidos no laboratório, mas é permitido a coleta em casa, desde que sejam seguidas as orientações do laboratório quanto aos cuidados de assepsia, coleta, transporte e armazenamento. As uroculturas devem ser colhidas, preferencialmente, no laboratório.

Cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?

 Sim. O ideal é fazer o exame sem o uso de cremes e óvulos, devendo-se adiar a coleta por 48 horas ou no caso de urgência fazer assepsia rigorosa, eliminando resíduos dos produtos.

Exercícios físicos como caminhar, correr, em academias ou de outra forma pode interferir no resultado dos exames?

Sim, os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas, de preferência, após o repouso. Em consequencia, testes feitos aos esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você realmente tem.